
Sobre o projeto.
Localizado em Barequeçaba, São Sebastião (SP), o Projeto Casa Caiçara Barequeçaba “Café de Garapa” reúne as principais manifestações da cultura caiçara, com culinária, oficinas e venda de artesanato, histórias e causos da cidade, linguajar caiçara, músicas, poesias, roda de conversa de caiçaras de todas as gerações, misturados com os turistas, veranistas e moradores, tudo entorno da magia do Fogão à Lenha.
O Projeto Casa Caiçara Barequeçaba “Café de Garapa”, coordenado pelo artesão e produtor cultural Lindomar dos Santos, o Nicinho (Filho), é uma parceria da Associação Cultural Chão Caiçara, Ateliê Nicinho Artesanato Caiçara e Caiçaras e tem como objetivo fomentar iniciativas voltadas para a preservação e salvaguarda da cultura caiçara, promovendo a arte e os saberes locais por meio da livre expressão como contação de causos, trançado de taboa, voz e violão, uma boa preparação de peixe seco com batata doce, e encontros onde teremos rodas de trocas de saberes com Mestres e Mestras reconhecidos como detentores dos saberes da cultura caiçara local.

Já está em andamento desde outubro de 2015, ora fixo, ora itinerante, e traz o saudosismo para os caiçaras mais velhos, que encontram no Projeto um ponto de encontro onde relembram as coisas que faziam antigamente. Para as novas gerações apresenta uma vivência única da cultura caiçara e permite a troca de saberes.
O Espaço Ateliê Nicinho Artesanato / Associação Cultural Chão Caiçara, está aberto todos os dias das 07h às 18h. De segunda às quintas-feiras o espaço encontra-se aberto à visitação, exposição e vendas de artesanato; às sextas-feiras as atividades são voltadas para visitação de escolas; aos sábados, domingos e feriados têm a degustação do Café de Garapa, com batata doce e mandioca cozida e bolo de fubá na folha da bananeira.
Com o intuito também de fortalecer outros espaços em São Sebastião que são importantes para a manutenção da cultura caiçara, algumas ações serão realizadas no Quiosque dos Artesãos Caiçaras em Juquehy, no Rancho de pesca de Boiçucanga e na Casa Caiçara, no centro de São Sebastião.
O encontro tem como objetivo reconhecer e valorizar a trajetória de vida destas pessoas que vem contribuindo de maneira fundamental para a transmissão e continuidade da cultura caiçara. Além destes, será feita uma homenagem àqueles Mestres e Mestras que hoje não estão mais presentes em vida. Também, abriremos o encontro para a juventude e crianças das comunidades locais, a qual estes Mestres e Mestras cuja trajetória e atuação contribuem de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações.

Escute aqui nossa entrevista na Radio Morada de São Sebastião

“Minha família, graças a Deus, tem o privilégio de comer comida feita no fogão à lenha todos os dias feito pela minha mãe, caiçara que não larga dessa tradição por modernidade nenhuma”, Lindomar dos Santos.





