Junte-se a nós no fechamento do Projeto Casa Caiçara Barequeçaba - "Café de Garapa"
- Projeto Casa Caiçara Barequeçaca
- 15 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
É isso mesmo que você leu, o Projeto Casa Caiçara Barequeçaba - "Café de Garapa" está chegando ao fim, e por isso preparamos uma programação de finalização bastante especial para você! Mas muita calma nessa hora, o projeto está finalizando, porém o Ateliê Nicinho Artesanato em Barequeçaba continuará com as portas abertas e suas atividades em dia, com muito artesanato caiçara à venda feito pelos artesãos Lindomar e seu Nicinho, e muito café de garapa e bolo de fubá feito na folha da baneneira pela Dona Vera.
Foi um imenso prazer vivenciar tanta troca, conhecer tantas pessoas queridas e proporcionar espaços que valorizam o que a cultura caiçara tem de melhor! Muita comida típica, musicalidade, histórias, poesias, conhecimento. Manter tudo isso vivo não é romântico. Os saberes e fazeres tradicionais caiçaras estão cada dia mais ameaçados. Hoje em dia plantar, pescar, fazer canoa, colher taboa, cortar caixeta, entre muitas outras práticas que define o ser caiçara, é um grande desafio. Há quem diga que o caiçara está a beira da extinção, pois a cada dia que passa os lugares onde essas populações vivem e os recursos naturais necessários para a reprodução social desses povos estão, ou sendo destruídos, ou foram tomados, ou estão proibidos de usar. Essa realidade vai minando as comunidades tradicionais e sua identidade cultural vai se esvaindo, como declama Geraldo de Buta, da Praia das Cigarras, em seu poema inspirado no livro Genocídio dos Caiçaras, de Priscila Siqueira.
O Projeto Casa Caiçara Barequeçaba - "Café de Garapa" tem como intenção combater esse cenário por meio da intervenção artística, mostrando para as crianças, jovens e adultos, com poemas, contação de causos, oficinas e rodas de conversa, que muitos caiçaras ainda resistem e lutam para a transformação dessa realidade.
O Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), por meio do Edital nº 29/2021, financiou e proporcionou que essas atividades fossem realizadas e tem um grande potencial, enquanto política pública, para que novos projetos aconteçam e venham a fortalecer a cultura tradicional caiçara e de povos e comunidades tradicionais. Sendo assim, para fechar com chave de ouro nossa programação, faremos uma roda de conversa, no dia 17 de dezembro de 2022, das 15h as 20h, aberta ao público sobre como foi o processo de construção, aprovação e execução do Projeto Casa Caiçara Barequeçaba, patrocinado pelo PROAC, para que as organizações comunitárias locais possam replicar e se fortalecer.
A roda de conversa terá como público principal o "Grupo Aleluia", primeiro grupo de fandango composto por mulheres de São Sebastião, para que estas possam elaborar seus próprios projetos e concorrer aos próximos editais do programa, proporcionando ainda mais oficinas de Fandango Caiçara. Para aproveitar o momento, será realizada uma última oficina de fandango com o grupo, ministrado pelo mestre Ostinho de Ubatuba, seguindo de um baile de despedida com o Grupo Ciranda Caiçara de Ubatuba. Uma despedida com gostinho de até breve!
Quer fazer parte da atividade? É só nos encontrar no Ateliê Nicinho Artesanato, em Barequeçaba, São Sebastião. Caso não possa estar presente conosco, é só nos acompanhar na página do Facebook: Casa Caiçara Barequeçaba.
Contemplado pelo PROAC n. 29/2021, o Projeto Casa Caiçara Barequeçaba - “Café de Garapa” visa a mostra e interação da cultura caiçara viva, fomentando iniciativas voltadas para a preservação e salvaguarda da cultura caiçara, promovendo a arte e os saberes locais por meio da livre expressão, mostrando toda a vivência de um povo.
Acompanhe também nas redes sociais:
facebook.com/cafedegarapa
facebook.com/nicinhoartesanato
instagram.com/atelienicinhoartesanato/
instagram.com/chaocaicara.sp/












Comentários